Home » Documentos » Como agendar a emissão da Carteira de Trabalho

Como agendar a emissão da Carteira de Trabalho

A Carteira de Trabalho é um dos documentos mais importantes na vida do empregado brasileiro, e para facilitar a emissão dessa carteira o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) apresenta o sistema de Agendamento Carteira de Trabalho.

Continue acompanhado os próximos tópicos deste post e entenda melhor como o agendamento Carteira de trabalhado deve ser feito, tanto pela Internet como pelo Telefone.

SAA MTE GOV BR
Como realizar o agendamento da carteira de trabalho

Agendamento Carteira de Trabalho

A carteira de trabalho é um documento que deve fazer parte da lista de documentos do empregado de todas as cidades brasileiras, e para providenciar o mesmo de forma inteligente, o Ministério do Trabalho implementou o sistema de agendamento Carteira de Trabalho.

Fazendo o agendamento, o trabalhador evita enfrentar longas filas nos postos de atendimento, o que poupa um bom tempo.  O melhor deste sistema, reside no fato dele ser bastante acessível, já que com um celular ou computador o empregado pode acessar o site do agendamento e conseguir um horário para ser atendido.

Documentos Necessários

Durante o agendamento da Carteira da Trabalho algumas informações são exigidas pela plataforma, nomeadamente, o número do CPF, sua data de nascimento e telefone de contato.

Quando chegar a hora de comparecer na unidade de atendimento, o trabalhador também deverá possuir consigo alguns documentos, são eles:

  • CPF;
  • Certidão de Nascimento (para solicitantes solteiros) ou certidão de casamento (para solicitantes casados);
  • Comprovante de Residência com o CPF;
  • Documento de Identificação.

Como Agendar Carteira de Trabalho pela Internet

O agendamento Carteira de trabalho é bem fácil, sendo que de um modo generalizado, para realizar o agendamento, o trabalhador só precisa de acessar o site MTE, selecionar a unidade de atendimento da sua cidade e depois finalizar o processo escolhendo a hora e data para a emissão da Carteira de Trabalho.

>>> Confira o Passo a Passo detalhado de como fazer o agendamento Carteira de Trabalho pela Internet.

  • Primeiramente acesse o site do Ministério do Trabalho por meio deste link – http://www.mte.gov.br/;
  • Dentro da página inicial, clique em “Agendar Atendimento”;
  • Em seguida informe os dados requisitados pelo site (Estado, Município, Unidade de Atendimento e Tipo de Atendimento) e depois prossiga clicando em “Prosseguir”;
  • Na próxima página serão apresentados os horários disponíveis, e você poderá escolher um deles para receber o atendimento.

Vale ressaltar que no caso de haver necessidade de reagendar o atendimento, o trabalhador também poderá o fazer diretamente no site do Ministério do Trabalho.

Como Agendar Carteira de Trabalho por Telefone

Pra pessoas que por algum motivo estão impossibilitadas de realizar o agendamento da carteira de trabalho pela internet ou presencialmente, também é possível seguir com este processo por meio do telefone.

O número de atendimento para realizar o agendamento via telefônica é o 158.

Além de marcar a data e hora para se dirigir a uma unidade do Ministério do Trabalho para fazer a emissão da Carteira de Trabalho, o empregado também pode obter diversas informações por meio desta linha telefônica, como é o caso da consulta de:

5/5 - (2 votes)

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *